Início   
Distinção das Cores   
Disco Cromático 
Cores Complementares   
Cores Análogas   
Cores Neutras   
Calor das Cores   
Efeitos Luminosos  
Matiz 
Tom 
Intensidade  
Características das Cores  

Teoria das cores.  

O que convencionou-se chamar de Teoria das Cores de Leonardo da Vinci, são as formulações históricas esparsas contidas em seus escritos e reunidas no livro Tratado da Pintura e da Paisagem Sombra e Luz. Cuja primeira edição só foi publicada 132 anos após a morte do artista, são anotações recolhidas pelo artista ao longo de anos de observação e é a teoria mais corrente, sendo um dos legados do renascimento   para as artes visuais. Para um aprofundamento maior sobre o tema, consulte o livro de Israel Pedrosa citado anteriormente. Nela há um capítulo inteiro sobre a história.


Jurema L. F. Sampaio
 

Introdução  

Muito se fala sobre esse assunto, um dos melhores livros que pude conhecer até hoje sobre o tema é o de Israel Pedrosa, "Da Cor a Cor Inexistente". Este livro é realmente um "tratado histórico" sobre as cores e os diversos estudiosos que já abordaram o tema. Está esgotado há algum tempo e só se encontra em bibliotecas ou "sebos" mas toda pessoa que se interesse pela área de criação, seja em que mídia se expresse, devem conhecer.  

Procuro aqui, recolher os dados num resumo bem simples, acrescentando algumas curiosidades e crendices sobre as cores, que, em alguns casos, podem úteis quando se desenvolve um trabalho de criação.  

A bibliografia básica então, se torna óbvia, porém no final do texto há citações de trabalhos interessantes que ajudarão caso sua pesquisa exija ou sua curiosidade seja maior.