Definição do Problema é indicado no gráfico como DP. OBS: Em cursos web-based, pode ser interessante indicar, com links, livrarias on line que façam a entrega dos livros, como forma de ajudar ao aluno a conseguir acesso ao material proposto. Como estamos falando de um veículo multimidiático, o uso dos recursos audiovisuais está ampla e totalmente indicado como complementação de informação textual. |
Etapas
do desenvolvimento de material para EaD - Definição do Problema.
Começamos qualquer projeto pela "Definição do Problema". Nosso "problema" é elaborar, de forma adequada, material para EaD. E Nossa solução será, então, a efetiva elaboração de material para EaD que "funione". Nosso foco é a EaD web-based, mas as etapas podem, e devem, ser aplicadas para todo tipo de EaD. Ao definirmos nosso problema, ou seja ao começarmos o desenvolvimento de materiais para EaD, um dos aspectos mais importantes que se apresentam é a definição de 'público alvo', ou, 'a quem' se destina o trabalho. Essa definição é importante para dimensionar recursos, tanto de conteúdo, quanto tecnológicos, para uma maior adequação do material. Nessa definição, encontram-se os objetivos do material. Se é material textual, a definição de público alvo delimita o aprofundamento teórico-metodológico do mesmo, bem como a seleção de autores para leituras de apoio. Estas leituras podem ser disponibilizadas também on line, ou podem ser pensadas como indicações de livros e capítulos de livros que o aluno deve conseguir fora do ambiente. Se isso ocorrer, devemos nos certificar de serem livros/textos que o aluno possa ter acesso, ou comprometeremos o andamento do curso. Se for
material de apoio, como ilustrações, desenhos, fotos e
gráficos, devemos nos certificar de estarem corretas e de serem
visíveis para todos. Portanto, a definição do problema,
incluindo o público alvo, ajuda a definir tecnologias e recursos
adequados, bem como nos dá base para prosseguir.
|
. |