FAC 3 - Curso de Pedagogia - 2007

Material da Disciplina Arte, Criatividade e Recreação

Profª. Me. Jurema L. F. Sampaio

Conheça mais sobre sua Professora

Pessoal

Site Pessoal
Blog Pessoal VidAcadêmica
Blog Purple Passion (Artístico)
Currículum Lattes (Oficial da Capes)
Orkut (Tem que ser cadastrado para entrar)
MSN Live Spaces (Tem que ser cadastrado para entrar)
Netlog (Tem que ser cadastrado para entrar)

Profissional

Revista Digital Art& - Editora-Chefe
Revista Aguarrás - Colunista de Arte/Educação
Revista arScientia -Articulista de Arte/Educação)
Trabalhos Artísticos - Exposição Séries - Infogravuras
Portfólio Profissional - Mídia Impressa
Portfólio Profissional - Mídia Digital
Pesquisa sobre Realidade Virtual
Trabalhos de Artesanato
Fotografias - Autoria
Trabalhos Acadêmicos
Marina e Pousada Nazaré
Azulejos Portugueses - Fotografia Artística

Trabalhos de Alunos

Trabalhos de Alunos - Oficina de Gravura FPJ
Trabalhos de Práticas Pedagógicas - Turma 1º semestre de 2006 - UNIP Jundiaí
Desenhos dos Jovens do Brasil

Materiais Extras

O Outro Lado da Moeda - Caderno do Professor
Técnicas de Trabalhos Manuais para Apoio a Aulas de Arte APOSTILA DE TÉCNICAS!
Arte - Guia de Programas da TV Escola
Caixa Box
Caixa Egipcia
Atividades para Internet: Viagem virtual pelos Museus do Mundo
Técnicas de Pintura
Ilusão de Ótica
Ilusão de Ótica 2
Entrevista com a Profª. Drª. Ana Mae Barbosa
Revista Digital Art&
Arte - Ensino Fundamental - 1ª a 4ª séries
Arte - Ensino Fundamental - 5ª a 8ª séries
Educação Física - Ensino Fundamental - 1ª a 4ª séries
Educação Física - Ensino Fundamental - 5ª a 8ª séries
Linguagens e Códigos - Ensino Médio
Linguagens e Códigos - Orientações

Textos Complementares

Porque e Como: Arte na Educação Ana Mae Barbosa
Construção do Conhecimento com a arte Rosa Iavelberg
Arte da Escola: Para quê? Regina Célia Almeida Rego Prandini
Arte e Leitura de Imagens – Considerações Lucimar Bello Pereira Frange
Educando o Olhar: Notas sobre o Tratamento das Imagens como Fundamento na Formação do Pedagogo Armando Martins de Barros
O Ensino de Arte Rosa Iavelberg
A Educação Inclusiva de Professores de Arte a Distância: Possibilidades e Conflitos Maria Cristina da Rosa
O Programa TV Escola e suas Implicações no cotidiano Escolar do Professor de Arte Elane Fátima Simões
Descoberta de um Universo: A Evolução do Desenho Infantil Thereza Bordoni
Evolução das Técnicas de Representação Gráfica .
O Desenho da Criança: Reflexões sobre os Primeiros Estudos Rejane G. Coutinho
Representação e Esquemas Gráficos nos Desenhos Infantis Maria Lúcia Batezat Duarte

 

Programa das Aulas

Nº Aula
Conteúdos das Aulas 1º Bimestre
Leituras Complementares
Aula 1

PowerPoint

-----

Aula 2

PowerPoint

Texto da Aula - Arte Educação no Brasil: do modernismo ao pós-modernismo, de Ana Mae Barbosa

-----
Aula 3

PowerPoint

Texto da Aula - Resumo dos PCN/Artes Visuais.

Porque e como: Arte na Educação.
Aula 4

PowerPoint

Texto da Aula - Resumo dos PCN/Mísica.

Musicalização na Educação Infantil
Aula 5

PowerPoint

Textos da Aula:
Resumo dos PCN/Dança e PCN/Teatro

Músicas usadas na aula

Música 1
Música 2
Música 3

Aula 6

FILME - O Sorriso de Monalisa

Material do exercício
Nº Aula
Conteúdos das Aulas - 2º Bimestre
Leituras Complementares
Aula 7

PowerPoint

Texto da Aula - "Prática". Capítulo 5 do livro "Ser Criativo", de Stephen Nachmanovitch.

Criatividade
Aula 8

PowerPoint

Texto 1 da Aula - Arte: Comunicação do Pensamento. Capítulo 5, do livro Didática da Pré-Escola. De Maria Luísa C. Aroeira; Maria Inês B. Soares e Rosa Emília A. Mendes.
Texto 2 da Aula - Aquisição do desenho e correspondência com os níveis da compreensão estética, do livro Para gostar de aprender arte, de Rosa Iavelberg.

O desenho da criança
Representação e Esquemas

Aula 9

PowerPoint

Texto da aula - Jogo: A Linguagem da criança. Capítulo 6, do livro Didática da Pré-Escola. De Maria Luísa C. Aroeira; Maria Inês B. Soares e Rosa Emília A. Mendes.

Apostila de Jogos e Brincadeiras
Bibliografia sobre Jogos
Apostila de Definições
Folha do exercício
Resolução do Exercício

Apostila sobre Jogos Cooperativos

Aula 10

As 10 maiores Obras de Arte de Todos os tempos

Atividade em sala de aula

Entrevista com Luiz Caminintzer

Entrevista com Ana Mae Barbosa

Sites para visitar

Linha de Tempo

Linha de Tempo 2

Aula 11
Semana da Educação - Convite Programação---
Aula 12

PowerPoint

Material para a aula:

- guache: azul, vermelho e amarelo
- pincéis
- 1 folha de papel canson A3 por aluno
- copinhos plásticos
- trapos e material para limpar pincéis

Aula 13

Trabalhando com áudiovisual

PowerPoint

Modo de Fazer do projetor

Material para a aula:

- 1 caixa de sapatos com tampa
- 1 lâmpada incandescente transparente de 40 watts com soquete, cabo e interruptor como as de abajur.
- 1 lupa ou qualquer lente de convergência grande
- Canetinhas de ponta fina ou canetas de retroprojetor
- Fita dupla face
- 1 folha de papel espelho (laminado prata)
- 5 folhas de papel vegetal
- 1 folha de papel sulfite
- Tesoura ou estilete
- Régua

Aula 14
---------- ----------
Aula 15
---------- ----------
Aula 16
---------- ----------
Aula 17
---------- ----------
Aula 18
---------- ----------
Aula 19
Prova Escrita Oficial ----------
Aula 20
Prova Substitutiva ----------

 

Material de Práticas Pedagógicas

INSTRUÇÕES ARTE - PASTA - CAPA DA PASTA

Nº Atividade
Conteúdo da Atividade
Leituras Complementares
Atividade 1

PowerPoint

Textos da Atividade

Vídeo: Museu do Brinquedo

- Jogos Tradicionais
- A Arte vai à Escola

Atividade 2

PowerPoint

Texto da Atividade

- O ensino da arte na instituição cultural: criação didática com arte ou ilusão.
Atividade 3

PowerPoint

Texto da Atividade

- Livro: Escultura Aventura
Atividade 4

PowerPoint

Texto da Atividade

- Arte estimula o aprendizado de matemática
Atividade 5

PowerPoint

Texto da Atividade

- Livro: A Arte de Olhar Festas
- Manual de orientações do Livro

Parâmetros Curriculares Nacionais

PCN Arte - Ensino Fundamental 1ª à 4ª séries
5ª à 8ª séries
PCN Educação Física - Ensino Fundamental 1ª à 4ª séries
5ª à 8ª séries
PCN Arte - Ensino Médio Linguagens e Códigos
PCN Arte - Ensino Médio Orientações

 

LINKS

Exercícios de Arte

Idéias de Atividades

LIVRARIA CULTURA

ARTE NA ESCOLA

REVISTA IMAGINAR

REVISTA NOVA ESCOLA

FEDERAÇÃO DOS ARTE-EDUCADORES DO BRASIL

Vivência Pedagógica

REVISTA DIGITAL ART&

SITE DO DUENDE

SITE DO PAPAI NOEL

TEORIA DAS CORES

PROJETO CAÇA AO TESOURO

MARINA E POUSADA NAZARÉ - CURSOS

LIVROS

ACASOS E CRIAÇÃO ARTÍSTICA - O ponto de partida deste livro, capaz de despertar a atenção dos teóricos mais exigentes e, ao mesmo tempo, de ser compreendido pelos não-iniciados em arte, é a questão do acaso no processo criativo. Ilustradas com 112 reproduções de obras desde a pré-história até os dias atuais, as reflexões de Fayga nos levam a questionar e a conhecer não só a complexidade dos processos criativos, como a percepção que nos faz construir múltiplas realidades. Fayga Ostrower, artista de renome internacional, dedica-se há mais de trinta anos ao ensino da arte, tendo sido premiada com o Grande Prêmio Internacional da Bienal de Veneza e o Grande Prêmio da Bienal de São Paulo.

HISTÓRIA DA ARTE NO SÉCULO XX - Lúcio Agra - O livro História da Arte do Século XX: idéias e movimentos reúne um conteúdo de pesquisa indicado à estudantes, pesquisadores e profissionais. Embora conciso, traz a marca da subjetividade de seu autor, Lucio Agra. Publicado pela Editora Anhembi Morumbi, o livro integra a coleção Moda e Comunicação, que reúne os conteúdos originalmente produzidos para as disciplinas do curso de pós-graduação em Moda e Comunicação on-line da Universidade Anhembi Morumbi.

SOM, GSTO, FORMA E COR - Dimensões da Arte e seu ensino - Ana Mae Barbosa - Da Coleção Arte & Ensino, reúne textos provocativos de especialistas renomados na área de Arte-Educação - Ana Mae Barbosa, Fernando Azevêdo, Edwin Rocco, Lucia Pimentel e Maura Penna. Sua proposta é redimensionar e atualizar as reflexões teóricas entre os educadores, visando abrir espaço para o debate do ensino da Arte como processo cultural autêntico de aprendizagem, essencial na formação da cidadania, e por isso mesmo inerente à prática pedagógica que se pretende questionadora. Trata-se de relatos de experiências, temas para discussão, análise da metodologia de trabalho do artista, enfim, registros polêmicos de várias linguagens artísticas fundamentais para a melhoria do ensino das Artes.

IMAGENS QUE FALAM - Maria Helena Wagner Rossi - No segundo livro da Coleção Educação e Arte, Maria Helena nos leva a compreender a alfabetização plena como mais do que somente a leitura convencional da palavra e nos alerta para o fato de que é tempo de perguntar "como" as imagens que os alunos recebem, em seu dia-a-dia, são interpretadas. Propões, ainda, a necessidade de proporcionarmos aos nossos alunos mais oportunidades de vivência da arte, de conhecer como se processa a leitura das imagens de acordo com cada contexto individual de vida.

TÓPICOS UTÓPICOS - Ana Mae Barbosa - Uma coletânea de textos polêmicos publicados em várias épocas, principalmente quando Ana Mãe esteve à frente da Direção do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, e que despertam discussão e novas buscas.

INQUIETAÇÕES E MUDANÇAS NO ENSINO DA ARTE - Ana Mae Barbosa - Os textos, escritos por alguns dos mais atuantes e competentes profissionais da área, tratam de temas como - Transformações no ensino da Arte; Arte e seu ensino; atitudes e valores no ensino da Arte; a educação do olhar no ensino da Arte; multiculturalidade e interdisciplinaridade; tecnologias contemporâneas no ensino da arte; ensino da arte na internet; formação de professores de Arte, entre outros.

PARA GOSTAR DE APRENDER ARTE - Rosa Iavelberg - A obra derrota a concepção convencional que vê a aula de artes como mera pausa inserida no estudo de conteúdos tidos como mais importantes, determinando o ensino e a aprendizagem de Arte como parte essencial e articulada da formação dos professores e de seus alunos.

LIMITES EM EXPANSÃO - Lúcia G. Pimentel - Resultado de sua tese de doutorado, a autora apresenta neste livro, suas abordagens da teoria do currículo de Licenciatura em Artes Visuais. A obra demarca a grande mudança entre as abordagens modernistas e as pós-modernistas do ensino da Arte.

O QUE É ARTE? - Leon Tolstoi - Durante as décadas de sua fama mundial como sábio e pregador, além de autor de 'Guerra e Paz e Ana Karenina', Tolstoi escreveu prolificamente, em vários ensaios e polêmicas, sobre os temas de moralidade, justiça social e religião. Eles culminaram em 'O Que é Arte?', que foi publicado em 1898. Embora Tolstoi percebesse a questão da arte como questão religiosa, ele ponderou e rejeitou a idéia de que a arte revela e reinventa por meio da beleza. Para o autor, a boa arte deve comunicar às pessoas sentimentos do bem, ao invés de mostrar o que é belo, pois ambos são contraditórios e não podem conviver em harmonia, o bem é eterno e a beleza é temporária. Ele queria purificar a arte de todos os sentimentos não bons, todos os mistérios falsos e escravizantes, tudo que é ambíguo, irracional, contraditório. Por isso, condena diversos artistas, como Nietzsche, Shakespeare, Dante, Goethe, Rafael, Michelângelo, Bach e Beethoven. A obra demorou quinze anos para ser concluída e insere-se em uma série de livros e tratados polêmicos na qual o autor expõe suas idéias e pensamentos, angústias e iras, na tentativa de influenciar (e, portanto, transformar) a sociedade na qual vivia.

EXPLICANDO A ARTE - Uma Iniciação para entender as Artes Visuais - Jô Oliveira - Com mais de uma centena de ilustrações em cores, este livro, além de ser uma introdução à história da arte, mostra como 'ler' as imagens que nos cercam, seja a tela de um artista célebre, um prédio público, ou uma revista em quadrinhos. Utilizando jogos e propostas para aguçar a observação e a criatividade, os autores despertam a curiosidade do leitor e estimulam a um olhar novo, sensível e atento a tudo que o rodeia. O livro percorre ainda os principais recursos e técnicas empregados nas artes visuais.

EXPLICANDO A ARTE BRASILEIRA - Jô Oliveira - Apresenta a arte realizada no país, desde antes do descobrimento até os dias atuais. Esta obra mostra a arte rupestre e indígena, a arte européia e suas influências no Brasil, onde havia a tentativa de transposição do modo de viver, valores e formas de expressão, principalmente de Portugal.

JOHN DEWEY E O ENSINO DA ARTE NO BRASIL - Este livro é um convite à imaginação dos arte-educadores brasileiros, instigando sua curiosidade para conhecer melhor um autor cuja obra se eleva acima de seu tempo.

OBS: Alguns textos estão em PDF e, para ter acesso, você vai precisar do Acrobat Reader. PARA BAIXAR O PROGRAMA CLIQUE SOBRE O ÍCONE